O que é?

Endodontia ou tratamento de canal conssite em remover o tecido interno do dente (polpa) e preencher o espaço com material obturador, livrando o dente das bactérias.

Quando o dente precisa deste tipo de tratamento?

O dente receberá tratamento de canal toda vez que o tecido interno do dente, a polpa, estiver inflamada. Existem 2 estágios do tratamento:

• Polpa viva: a polpa está inflamada mas o tecido está vivo ainda. Ocorre principalmente em casos de trauma e cáries extensas. Nestes casos o paciente apresenta dor intensa, pulsatil, que piora a noite, e o quadro é agravado pelo calor. A dor não melhora com medicamentos, somente com o tratamento de canal.

• Polpa morta: a doença passa do primeiro estágio, o que ocorre principalmente em casos crônicos, quando a cárie evolui lentamente, ou ocorrem traumas frequentes e de baixa intensidade, ou na evolução de polpa viva. Em geral, nesta fase o paciente só apresenta dor quando o quadro está mais avançado e as bactérias já começam a afetar o osso (abscessos). O paciente pode apresentar febre e inchaço nesta etapa.

O dente fica mais fraco depois do tratamento?

O enfraquecimento do dente vai depender da gravidade do problema que levou ao tratamento de canal.

O tratamento de canal é muito doloroso?

Com anestesia o tratamento é indolor. Após o procedimento, pode ocorrer sensibilidade, que passa com medicação.

Pode haver necessidade de um tratatamento de canal ser refeito?

Sim. Existem vários fatores que podem comprometer o resultado de ujm tratamento, como: desvios anatômicos, raízes curvas, canais calcificados ou dentes que não foram devidamente restaurados ou demoram para ser restaurados após o procedimento, levando a uma nova contaminação do canal por bactérias. Nestes casos, é preciso fazer outra terapia endodôntica para resolver definitivamente o problema de canal.

Desenvolvido por Diorgenes Ferreira
Fale conosco: A DiQuali está na palma da sua mão