Quando deve ser feita a primeira consulta com o ortodontista?

 

No começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Não há idade mínima para a primeira consulta.

 

Pacientes adultos podem fazer o tratamento?

 

Sim. Não existe idade máxima para fazer um tratamento ortodôntico, mas ele pode ser mais lento e limitado devido a problemas periodontais, perda de elementos dentários ou quando há um comprometimento das estruturas dentárias por próteses ou restaurações extensas.

 

Que tipos de correções são realizadas?

 

É possível corrigir a posição do dente, enibir ou estimular o crescimento ósseo e, em casos mais complexos, associar procedimentos cirúrgicos para o aumento ou diminuição dos maxilares.

 

Quanto tempo dura um tratamento?

 

Geralmente leva de 24 a 30 meses, mas é dificíl prever, pois um tratamento depende de vários fatores, como a resposta biológica de cada pessoa, o tipo de correção a ser realizada, o modelo de aparelho utilizado e a colaboração do paciente com o tratamento.

 

Além da estética, quais os benefícios do tratamento?

 

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária e o perfeito alinhamento dos dentes superiores e inferiores, que é fundamental para ter uma mastigação correta e uma nutrição adequada. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e ATM.

No início, o tratamento pode provocar sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após este período, o desconforto poderá ocorrer por no máximo 48h após os ajustes realizados pelo ortodontista.

 

Quais são os tipos de aparelhos?

 

Existem dois tipos: o fixo e o removível. O aparelho fixo é colocado através de uma substância adesiva que une os bráquetes (pequenas peças metálicas, plásticas ou cerâmicas) aos dentes. Este modulo também é composto por tubos, anéis e ujm arco metálico responsável pela movimentação dentária.

Os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista quando necessário. Existem dois modleos de aparelhos removíveis: os ortodônticos, que realizam pequenas movimentações dentárias, e os ortopédicos, utilizados nas correções ósseas.

 

 

Desenvolvido por Diorgenes Ferreira
Fale conosco: A DiQuali está na palma da sua mão
  • Montes Claros
  • A DiQuali também está no WhatsApp: (38) 99254-3852
  • Fixo: (38) 3221-6933
  • Franco da Rocha
  • A DiQuali também está no WhatsApp: (11) 96285-0968
  • Fixo: (11) 4443-6840