O que é gengivite e periodontite?

Quando a higiente oral é feita de forma errada, as bactérias se acumulam sobre os dentes, formando a conhecida placa bacteriana, a principal causa de problemas entre os dentes e a gengiva. Quando a formação da placa está no início e em pequena quantidade, ficando apenas na gengiva, chamamos de gengivite. A gengivite, se não for tratada corretamente, pode atingir os tecidos e o ligamento que dão suporte e prendem os dentes ao osso, formando a periodontite.

A periodontite, quando se agrava, faz com que o dente perca seu suporte ósseo. Nos casos em que esta perda é muito grande, o dente pode ser condenado.

Como saber se tenho doença periodontal?

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada em estágio inicial, a gengivite pode ser totalmente curada. Por isso, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

• Gengivas vermelhas, inchadas ou flácias;
  • Gengivas que sangrm durante a escovação ou o uso de fio dental;
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;
  • Dentes permanentes moles;
  • Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa;
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival;
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca;

Como são tratadas as doenças periodontais?

Os primeiros estágios da gengivite podem ser revertidos por meio da escovação e o uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajuda a evitar que a placa se forme.

A limpeza profissional, feita pelo dentista, é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, o tártaro. O dentista faz a limpeza (ou raspagem) dos dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.

Se o problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas.

Com consultas regulares, o estágio inicial de doença pode ser tratado antes que se torne um problema mais sério. Se a sua periodontite já estiver em estágio avançado, será necessário fazer um tatamento no consultório.

Desenvolvido por Diorgenes Ferreira
Fale conosco: A DiQuali está na palma da sua mão