Uma prótese demora a ficar pronta?

 

Sim, além da parte feita pelo dentista, e do trabalho laboratorial feito pelo protético, a prótese ainda precisa de várias provas antes de ser finalizada.

 

Quais são os tipos de prótese?

 

As próteses podem ser fixas, retidas por dentes ou implantes (coroas de porcelana, pontes fixas), ou móveis, como dentaduras e pontes.

 

É fácil se acostumar com a prótese?

 

Sim, quando as próteses são bem feitas o paciente só precisa ter um pouco de paciência com o período de acomodação e adaptação. Nessa fase ele deve retornar ao dentista quantas vezes foram necessárias para os ajustes de adaptação.

 

Que cuidaddos devo ter com elas?

 

  • Com as móveis: após as refeições, remova a prótese móvel e faça a higiene dos dentes naturais. Depois com uma escova de cerdas duras ou própria para proteses (vendidas em farmácia), limpe bem a prótese. Produtos efervescentes, que facilitam a higienização, também podem ser usados.

 

  • Com as fixas: faça sempre uma boa escovação, utilize fio dental, escova e fita interdental e passa fio (auxiliar na passagem do fio dental). Esse tipo de prótese exige mais escovações durante o dia para evitar o acúmulo de placas e o tártaro.

 

O que não se deve fazer com as próteses?

 

  • Qualquer tentative de ajuste: utilizar alicates ou qualquer outra ferramenta para apertar, afrouxar, lixar ou desgastar a prótese por conta própria.

 

  • Deixar que ela cause ferimentos ou calos: se a prótese estiver machucando, procure um de nossos dentistas. Eles estão à disposição para orientá-lo e avaliar a necessidade de fazer uma nova peça.

 

Quanto tempo dura uma prótese?

 

Com as próteses movéis (PPR e dentaduras), a cada 5 anos é preciso verificar o desgaste dos dentes, a falta de retenção (se está caindo) e se causa dores em alguma área da boca ou até mesmo da face. O dentista avaliará a necessidade de troca da prótese. O paciente que também possui dentes naturais deve fazer este controle a cada 6 meses.

Para as próteses fixas não há um tempo determinado. Mas é preciso procurar o dentista a cada 6 meses para controle, pois a falta de higienização correta pode causar problemas sérios, levando a perda da prótese.

 

 

Desenvolvido por Diorgenes Ferreira
Fale conosco: A DiQuali está na palma da sua mão
  • Montes Claros
  • A DiQuali também está no WhatsApp: (38) 99254-3852
  • Fixo: (38) 3221-6933
  • Franco da Rocha
  • A DiQuali também está no WhatsApp: (11) 96285-0968
  • Fixo: (11) 4443-6840